Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
O LADRÃO DA CRUZ EM CADA UM DE NÓS - SODRÉ NETO

O LADRÃO DA CRUZ EM CADA ESQUINA 


O que fez aquele ladrão pedir para que Jesus se lembrasse dele quando entrasse em seu reino-
Sodré Neto 08/11/2017



Imagem relacionada

Na esquina se esconde algo! 

Assim como os pecados se disfarçam nas maquiagens, na vida  temos tanto o ladrão visível que envergonhado  se esconde e também o ladrão sutil que quase sempre aparece de gravata, sorridente e todo orgulhoso.

O ladrão visível é alguém bastante avesso a um compromisso com qualquer religião, é o que podemos chamar de mundano, homem secular ( deste século e não da eternidade) , um filho mais dos interesses da terra e não dos céus, uma pessoa  que busca recompensas rápidas .

Já o ladrão sutil aparece bem vestido, sorridente, cheio de papeis, de leis, de esquemas, aparece na igreja, na TV , em qualquer lugar vemos um. Ele não é impulsivo nem imediatista, mas calculista e tem olhos de águia para o futuro. 

Se pudéssemos saber a verdade clara e límpida de nossos atos e pensamentos, poderíamos julgar melhor todas as pessoas; mas ninguém tem um filme dos nossos pensamentos, motivos, situações , e portanto nos resta sempre um juízo parcial dos fatos e vez ou outra elogiamos um ladrão sutil e condenamos veementemente  o ladrão visível.

Também, no mundo dos crimes , existem os mais fáceis de detecção e os mais difíceis, ou até mesmo aceitáveis: 
Um gerente de banco quando omite informações ou convence aquela velhinha a fazer um seguro desnecessário, usando taxas mais altas, nunca vai parar atrás das grades como um ladrão comum.  Um médico que nem olha na sua cara e já vai receitando bastante remédios que lhe rendem propinas dos laboratório, ou aquela ampola de quimioterapia que antes da morte quase certa da pessoa rendeu centenas de  milhões de dólares ao Dr. Morte nos EUA , e a centenas de outros não "pegos" pelo flagrante..por falar em propina, nem precisamos falar de mensalões e outras corrupções escondidas onde algumas apenas a policia federal consegue esclarecer... ou seja, alguns crimes são mais claros e outros mais disfarçados , mas o certo que em cada esfera de ação de nossa vida, as vezes somos ladrões de galinha pendurados numa cruz e as vezes somos ladrões de colarinho branco dormindo tranquilo e honrados pela sociedade.

Uma prostituta e uma garota de programa vendem seu corpo para ganhar o sustento de seus filhos , mas qual dona de casa respeitada para sustentar seus filhos não se submeteu também a uma situação vergonhosa mesmo junto ao seu esposo? Que garota como Evita Perón não amou ao vice-presidente argentino em troca de seus sonhos? Que garota de família não cedeu aos encantos do rapaz bem vestido e andando num carro mais brilhante?
 
Sistemas corruptos, sejam religiosos, sejam empresariais , não faltam pra assinar sua carteira em troca do seu irrestrito apoio. E você de certa forma os ajuda a roubarem para poder receber sua parte na divisão do roubo, se vc é funcionário do governo , de uma estatal , se vc é presidente da república, ou faxineiro de uma empresa corrupta, até se você for um juiz ganhando 100-900.000 por mês ou promotor público com salários acima de 60.000,00 vc teria coragem de falar no espelho da sua própria consciência que não rouba ou recebe algo votado e legislado injustamente (furto da nação disfarçado)  de alguma forma ? se vc é de qualquer coisa nesta terra , de alguma forma , de alguma maneira , com 1 real ou um milhão de dólares na bolsa de valores , haverão situações onde se limita a condição de ser justo, onde se vc for totalmente sincero vc bota tudo a perder,  e as vezes somos obrigado a  fechar um olho ou tapar o rosto todo para não ser cúmplice de nada ; ainda me lembro das palavras do meu eterno amigo e ex-presidente da IBM quando lhe pedia demissão na Xerox do Brasil alegando que não queria vender máquinas que dessem prejuízo aos compradores : "Sodré, te entendo por pedir a demissão, e quero te desabafar uma coisa:  Quanto mais alto são os cargos e reuniões que participo, mais picaretas encontro e nestas reuniões eu não sei quando sou mais hipócrita, se quando eu falo ou se quando fico em silêncio, mas eu ganho 25 mil dólares e este é meu custo de vida" .

O ladrão da cruz era só mais um ser humano de alguma forma igual a todos nós políticos, empresários, cidadãos e dona de casa. 
Ali estava um de nós, representado por aquele ladrão na cruz.
 
Há graus de relaxamentos com a honra que abrangem mais uns seres que outros, as vezes somos mendigos nas ruas, somos zumbis na crakolândia da vida, viciados em nossas formas de cocaína e estímulos baixos ou mais sofisticados, ficamos relaxados ou conseguimos ainda disfarçar toda nossa tragédia, as vezes andamos maltrapilhos de roupa e de atitudes vergonhosas mais que outros, as vezes perdemos o senso do ridículo, da moral, de tudo, e o que importa é resolver as coisas. O ladrão estava assim , não se importava mais até em roubar claramente, não disfarçava como um vendedor enganador as vezes faz a mesma coisa sem faca, sem revolver, usando apenas a língua e um estilo 171.
 
Mas um dia a casa cai, um dia Sergio Moro aparece com guardas romanos e pendura alguns na cruz para reprimir mais crimes e colocar "ordem" na "civilizada" roma de hoje. O povo aplaude, o povo sempre está convicto de que são justos, gritam crucificam e predam pra todo lado, menos pra si mesmos, as vezes penso sobre o que escreveu Jesus na areia,   quando  falou " se alguém estiver sem pecado que atire a primeira pedra"  ...o que será que ele escreveu que fez todo mundo fugir logo apressados? As vezes precisamos clarificar o pecado escondido pra saber que somos também iguais pecadores, mas ele escreveu na areia...na areia do perdão e do esquecimento...gloria a Deus!
 
Mas o que fez aquele ladrão da cruz pedir a Jesus ? Que direito ele tinha de fazer tal pedido? O que o encorajou para ser tão cheio de fé e confiança, apesar dos seus claros pecados, que possivelmente seria atendido?

Pedir é um ato desgastante para o ser humano em geral orgulhoso, receber um "não" nos mata, nos tira a energia, as vezes fico admirado com a força e a determinação de pedintes e camelôs nas ruas! 

Pedir ou vender se torna mais fácil quando avistamos alguém receptivo e bondoso, ao redor da igreja batista da lagoinha em BH e de muitas igrejas se aglomeram pedintes, mendigos, perdidos e drogados,  por saberem que para ali vão as pessoas mais bondosas da terra. Ali se encorajam a pedir, ali calculam melhores possibilidades de ter sucesso na difícil tarefa de engolir o orgulho e simplesmente pedir. 
 
Creio que aquele ladrão , que era contemporâneo do famoso Galileu que curava, libertava , abençoava e falava verdades nunca ditas, foi em algum lapso de tempo , iluminado pelo Espírito Santo que juntou as peças do quebra-cabeça na sua cabeça e ele viu o Messias ao seu lado, calmo, perdoando quem lhe crucificava , ele estava admirando Jesus o tempo todo, estava vidrado com aquelas atitudes tão diferentes de qualquer ser humano, tão  lindas que nos encantam até hoje ; esta admiração fizeram seus neurônios começar a produzir dopamina que aliviava a dor enquanto era  tomado de toda atmosfera de amor e amizade por Jesus ...sabe aquela paz que só Jesus pode dar? Quem já experimentou sabe como é ...pode estar acontecendo o que for , ela é anestésica e  maravilhosa!
 
Porém ele estava a beira da morte e esta amizade estaria ao fim rapidamente, um misto de admiração e sentimento de perda começa a tomar conta dele, e como dizia Platão "o amor nasce da perda" , as vezes amamos mais as pessoas em seus últimos momentos que em toda uma vida, amamos mais o velhinho e a velhinha que uma senhora robusta , os jovens e até alguns adultos imaturos amam mais a(o) namorada(o) perdida(o), as vezes vivemos da briza do passado e dizemos "eu era feliz e não sabia" , estar a ponto de perder algo faz de alguma forma desejar ainda mais ...Num salto ele se enche de amor, e percebe mais a pessoa a sua frente, presta mais atenção, o amor é a maior das energias, nada é tão entendido mais do que aquilo que amamos , nenhum trabalho é tão bem feito quando executado por alguém que seja apaixonado com aquilo,  ele ama o moribundo  Messias e  pulsos de percepções começam a brilhar na sua cabeça cheia, inicialmente como qualquer um ele desconfiava desta ideia tão louca , mas aquela impossibilidade vai dando lugar a possibilidade lentamente e ele vai juntando as peças , as profecias, os gestos de Jesus , e ele vai se convencendo calado em seu canto...
 
Todo criminoso costuma ser justiceiro em outros aspectos . Na cadeia existe códigos morais onde a falha num aspecto é até compensada em outro. Um ladrão tem que exercer muita inteligencia pra driblar sua consciência. Imagino que o faça exercitar muitos pensamentos amplos de justiça e de ética para se tornar um sem-terra, sem-teto, sem-carro, sem -dinheiro e justificar uma ação como aquela para estar em paz consigo mesmo.
 
As pessoas as vezes para justificar alguma coisa exercem muito esforço e a cegueira faz a gente escutar melhor, o naturalismo ateu faz eles amarem mais a natureza e a ciência como sendo tudo que existe, a dor produz muitas endorfinas e compensações; a dedicação aos cachorros da mulher sem filhos é insuperável, e não raras vezes, conceitos profundos saem da boca de pessoas derrotadas em algum aspecto na vida.
 
Em geral a derrota ensina mais que a vitoria e não entendemos tão bem de algo até sofrer com aquilo.
 
Uns aprendem, outros não, e os que aprendem em geral admoestam aqueles que o sofrimento não lhes ensina.
 
Aquele ladrão era um aprendiz e tentou repreender o outro ladrão. Quem sabe na linguagem atual ele diria "Véi, se liga , o cara aí não fez nada .."
 
Foram justamente as afrontas do outro ladrão que fizeram com que ele se soltasse em defesa de Jesus ...como ocorre com criminosos, que cometem algo errado, mas não cometem algo mais errado...as vezes a escada do mais errado ainda sustenta alguma dignidade para se segurar na vida...o ser humano sempre busca a honra ..como já dizia o filósofo ."o desejo de honra é tão forte que mesmo depois da morte fazemos túmulos tão belos" . O ladrão tentava salvar o ultimo fio de dignidade que lhes restava. Nada mais lhe honrava na vida...mas restava alguma coisa...defender alguém...
 
As vezes muitos crimes são cometidos por justiceiros, Robin Woods velhos e modernos, esquerdistas que roubam para os pobres, o mundo seria um palco de surpresas se soubéssemos os reais motivos das pessoas em algumas ocasiões.
 
Mas desta vez não deu certo...lhe restava apenas defender alguém e finalizasse com um último pedido ...ele era ladrão, todo ladrão é oportunista, mas nesta terra ele não teria mais nenhuma vantagem ....então alguma coisa ele viu diante de si que era a maior oportunidade de se dar bem , ele viu a bondade sem limite de Cristo perdoando os cuspes, golpes, e pecados muito mais agressivos que os dele , todos perdoados, ele ficou assustado que Jesus atraísse tanto ódio e desprendia tanta ternura ...aquilo que pessoas se esforçam para falar da maravilhosa cruz este ladrão assistiu de camarote, com a melhor vista, melhor áudio...melhor filme ...ele estava assistindo ao maior espetáculo de um Deus crucificado, ele estava assistindo algo totalmente nunca ocorrido em toda historia humana, ele estava boquiaberto com tudo aquilo!!!
 
Pelo menos duas grandes coisas se combinaram em sua mente para pedir: Por um lado a tamanha bondade o encorajou a pedir, pois era um pecador , merecia a morte , nada exceto uma bondade muito grande presenciada o daria alguma esperança de pedir , se Jesus fosse um moralista, um homem com rosto de desprezo pelos outros, um semelhante a um crente chato, ou um católico beato, ou um judeu exclusivista, e dificilmente aquele ladrão pediria alguma coisa. Foi o fato de estar diante de uma bondade que lhe daria, a ele, um ladrão que nada valia, alguma chance de poder pedir algo.
 
A segunda coisa foi a constatação que estava diante do tão esperado Messias; aqueles gestos não podiam ser de alguém comum, aquele clima era celestial, aquele momento tinha uma magia nele, a dimensão celestial estava arrombando sua alma sensível, as profecias, a ideia do cordeiro pagando pelo pecado e perdoando aos homens se aclarou , seu raciocínio rápido descobriu a vida, descobriu o messias, ele constatou que estava diante de um Rei de outra dimensão , de um ser de outra categoria, de uma espécie ainda não classificada na natureza dos homens da terra .
 
O olhar de Jesus certamente cruzou com o dele , como lendo seus pensamentos e lhes transmitindo ideias .Há momentos que olhares se sintonizam e amizades acontecem, há momentos que uma pessoa vive um pouco da vida da outra com um olhar e se formos abertos , entendemos mais as pessoas pelo olhar que pelas palavras ; o olhar de Cristo capaz de fazer um fiscal largar o bom emprego na receita federal para segui-lo fez com que o ladrão da cruz se sentisse aceito, perdoado, acalmado, apascentado por aquele que disse "Eu sou o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas" . Aquela ovelha perdida foi encontrada com vida na cova da onça que destruía seu Pastor Salvador , mas não destruiria toda realidade escondida naquele olhar , e aquele olhar pode expressar a certeza do alem, e que a morte seria apenas uma porta e não um fim da estrada.
 
Ao acreditar que ele estava diante do Messias repleto de bondade que lhe daria, a ele, um ladrão que nada valia, alguma chance na vida , seu lado oportunista , sua fome de levar vantagem em alguma coisa na vida, seu sonho de viver num paraíso fiscal, nas ilhas Caimã, se transforma em desejo de viver no único paraíso que realmente existe ...e ele simplesmente pediu ...simplesmente foi seu último pedido ...depois de uma vida tão desgraçada, pobre, aventureira, pecadora, errante, cheia de altos e baixos, era sua última e mais esplêndida chance que é dada também a todos nós , mais ou menos pecadores que o ladrão ....
 
Trágico que na mesma cruz das afrontas Jesus se encontra hoje, nos grupos de blasfêmias contra Deus , nos comentarios do facebook, nos comentarios em salas de aula, nas musicas e livros cultos, no lengedário Nieszche tão adorado e preferido como Barrabás, no Raul Seixas, nos revoltados de hoje réplicas perfeitas ou piores do outro ladão, se repete e se reproduz ecoando impropérios , zombarias, julgamentos, argumentos , onde cobram que Deus resolva as coisas e acabe com todo sofrimento seu e nosso, na mesma cruz estão os ladrões iguais e pecadores iguais , na mesma cruz e diante do mesmo jesus podemos então hoje simplesmente pedir.. "lembra-te de mim Senhor"


E se hoje se repete tudo, podemos deixar de ser ladrões rebeldes, podemos deixar de ser revoltados com Deus , podemos deixar de ser calados em nosso canto, podemos cruzar nossos olhos com os de Jesus agora , e podemos acima de tudo pedir a mesma coisa " lembra-te de mim no seu Reino" , e podemos ouvir as mesmas palavras cheias de perdão e cheias de bondade e cheias de verdade , você eu também vamos com certeza , ouvir repetir as mesmas doces palavras dEle: "Em verdade, em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso"
 
Resultado de imagem para dimas ladrão cruz
http://igrejaadventista.no.comunidades.net/o-homem-que-roubou-a-salvacao-sodre-neto