Sites Grátis no Comunidades.net
Lutero

Lutero

Por Sodré Neto

 



Gosto muito do reformador Lutero! Tanto,  que coloquei este nome no meu primeiro filho em cumprimento a uma promessa feita dentro da biblioteca teológica no Unasp , quando surpreendido por ter  lido o livro  "sermões de Martinho Lutero" do século XVI, e achado um sermão que havia feito,  muito semelhante ao dele,  sem nunca ter lido Lutero.

Ajuntaremos aqui citações de Lutero para analisar , peço que mande na caixa de diálogo abaixo suas contribuições . 

O sistema religioso católico medieval do qual Lutero fazia parte como Monge e doutor em teologia , estava permeado de salvação por obras, esforços, escadas, penitencias, ofertas, indulgencias...enfim...uma ênfase muito grande na participação humana no processo de salvação. Então Lutero é iluminado com a mensagem do apóstolo Paulo, de que a cruz revelava a salvação pela fé na justiça dele, nos dada de graça por aquele que obedeceu por nós e foi punido por nós,  e não nas nossas "justiças e boas obras" .

Esta revelação e mensagem paulina teve e tem um impacto muito grande no judaísmo e cristianismo judaizante da época , pois ambos equilibram fé e obras como se vê na carta de Thiago  (carta que Lutero classificou como "palha") e também em diversas parábolas de Jesus. O concilio de Trento se reuniu durante quase 20 anos  para dar uma resposta ao Paulo Moderno (Lutero) e sua  mesma ênfase "exagerada" (para eles) na fé , mas as mesmas discussões de 500 anos atrás, ou de 2000 anos atrás (veja Gálatas, Romanos, efésios) , se perpetuam até hoje, onde um grupo descobre na cruz a revelação de Deus e o outro, concentra-se na salvação com ênfase maior na troca de boas obras pelo favor divino. 

Bem, sem  pretender resolver esta difícil questão, colocaremos aqui opiniões importantes que poderão nos ajudar a minimizar pelo menos as tensões teológicas envolvidas

Abaixo temos citações de Lutero fotografadas pela irmã Noêmia da Bíblia comentada por Lutero :